sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Squatting

Squatting, em sua tradução literal, quer dizer acocorar-se, agachar-se. Porém, desde a Inglaterra pós II Guerra, o termo quer dizer habitar uma propriedade em desuso ou inabitada com propósito de moradia ou de atividades sociais.
Gostei da idéia, apesar de morar em casa própria. Tenho um certo instinto anárquico, no sentido de querer organizar-se socialmente sem líderes, ouseja, viver em comunidades, como nos velhos tempos, quando todos se conheciam e se ajudavam nas vilas, vilarejos. Quando vivíamos na base da troca, quando éramos menos egoístas, menos cegos à dor alheia...
Minha maior vontade é comprar um trailler ou motor home e viver lá. Diminuir significativamente meus pertences e viver a vida como uma beatnik pós moderna. A verdade é que eu AMO os escritores malditos. rs Para mim são benditos, me libertaram das amarras do capitalismo canibal e do consumismo desenfreado. Fizeram-me questionar. Procurar respostas.
A verdade é que quando minhas perguntas são respondidas, automaticamente surgem novos questionamentos que necessitam de respostas...
Sim, estudei moda, mas sou meio avessa ao consumismo. Acho que faço parte do lado B da moda.
Pra mim minhas criações são arte, forma de expressão, nada mais que isso. Não sigo modismos, gosto mesmo é de brechó, roupas com memórias, com história, com significado...
Até compro uma ou outra coisa mais cara, porém coisas que sei que vão durar, que vão ultrapassar as fronteiras do tempo, que não vão ser descartadas na estação seguinte. Vivienne Westwood sabe das coisas. A funcionalidade dos objetos, sejam eles roupas ou carros é o que realmente importa, não o preço. Não pago valores absurdos por causa de uma mera etiqueta. É besteira, é estupidez, é burrice. É falta de cosideração com os que tem menos, é falta de auto-estima - por querer status -, é falta de amor próprio, de amor para com os outros, falta de compaixão. É ganância demais. O dinheiro não é ruim, ele é necessário. Mas há os que dão uma importância à ele que ele não tem. Ele é um mero mecanismo de troca. Somente isso. E deve ser tratado e manipulado como tal. É incrível, mas nos dias atuais uma pessoa rica é considerada mais importante do que uma pessoa que pensa no próximo, de bom coração, de boas intenções...
Por isso que vou comprar um trailler e ir. Pra onde não sei, decido na hora. O dinheiro que eu tiver será suficiente. E se me faltar algo, não será tão doloroso e sofrido.E se eu tiver sobrando, não me será difícil dividir. Porque os "Malditos" me mostraram nos seus livros o que realmente importa nessa vida. E o que import não pode ser visto com os olhos.

Viva Bakunin.

Nenhum comentário: